No último dia 18 de fevereiro, no Teatro do Movimento – Escola de Dança/ Universidade Federal da Bahia, assistimos à dissertação da mestranda Ana Clara Oliveira, intitulada Por uma poética da audiodescrição de dança: uma proposta para a cena da obra Pequetitas Coisas Entre Nós Mesmos, sob orientação da Professora Doutora Fátima Daltro. Nesta ocasião foram inaugurados os equipamentos de tradução adquiridos a partir do subprojeto Audiodescrição para composição de infraestrutura multiusuária do programa de Pós-Graduação em Dança, a fim de possibilitar, através da audiodescrição de imagens, o acesso das pessoas com deficiência visual aos trabalhos artísticos apresentados neste teatro. Como salientaram as professoras Lúcia Matos e Lenira Rengel, aquele dia se tornava um marco para a Escola de Dança e para o Teatro do Movimento que, a partir desta data, é o único teatro de Salvador equipado para dar acesso das pessoas com deficiência visual. Ana Clara Oliveira recebeu o título de mestre em dança com aprovação das Professoras Doutoras Fátima Daltro, Lenira Rengel – Escola de Dança e Eliana Franco – Instituto de Letras da UFBA.
O Grupo de Pesquisa Poética da Diferença liderado pela Professora Fátima Daltro, que investiga o corpo entendendo-o como um complexo de possibilidades tem franqueado tais discussões, em destaque para o projeto Acessibilidade em Trânsito Poético, que busca subsídios para aproximar a pessoa com deficiência das discussões em torno do corpo, deficiência e acessibilidade, diminuindo as distâncias vigentes e ampliando o acesso ao conhecimento através de práxis educativas em dança.
ana_AutoCollage_9_Images
Foto de Viviane Fontoura

A organização do Encontro O que é isso? de Dança está analisando novas possibilidades de realização do evento em 2013, uma vez que não conseguimos o apoio que acreditávamos conseguir da Secretaria de Cultura do  Estado da Bahia, através do Demanda Espontânea.

Pela certeza da importância da proposta, pela abrangência que o Encontro tem, pelo público alcançado, pelo movimento que percebemos aqui no blog e pelos emails de interesse em participação, estamos pensando meios para nos encontrarmos, mas ainda não há definição de data, valor, local…

Por enquanto é só desejo, é caminho sem certeza…

Se alguém souber de alguma empresa ou tiver interesse em nos apoiar, por favor entrar em contato pelo grupoxdeimprovisacao@gmail.com

 

A Fundação Nacional de Artes lançou, nesta quarta-feira, 15 de agosto, os editais do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz e do Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna, edição 2012. As inscrições estão abertas até 1º de outubro. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (15/08).

Confiram no link: http://www.funarte.gov.br/danca/lancados-os-premios-myriam-muniz-e-klauss-vianna-2012/

Edital do MINC exige acessibilidade

Publicado: 14 de agosto de 2012 em Sem categoria

O MinC divulgou na sexta-feira (10) o edital de apoio a projetos do Fundo Nacional de Cultura (FNC). Serão distribuídos R$ 10,5 milhões e as inscrições vão até 24/09.

Veja mais no link: http://goo.gl/rc9ef

A novidade importante é que os projetos inscritos neste edital devem estar em consonância com a Lei de Acessibilidade (Lei no 10.098/00) e prever medidas que facilitem a fruição do produto cultural por parte de pessoas com deficiência, sob pena de desclassificação.

Enfim, o MINC, ele próprio, começa a cumprir o que a Lei exige.

Imersos em pensamentos para o próximo

Publicado: 29 de maio de 2012 em Sem categoria

Galera, estamos planejando o próximo Encontro O que é isso? de Dança. Vocês gostariam de opinar e sugerir nomes que achem interessantes serem convidados e temas a serem abordados?

A primeira edição do evento tinha o nome 1º Encontro de Dança Inclusiva. O que é isso? porque fazíamos pela primeira vez, em Salvador, um evento que abordava este assunto, reunindo pesquisadores, artistas e profissionais de outras áreas co-relacionadas com a Dança para pensarmos sobre a Dança e esta nomenclatura. Percebemos o quão importante foi discutir sobre isso, mas sabíamos da importância de avançar o discurso. A segunda edição já não tinha mais o Dança Inclusiva, então realizamos o 2º Encontro O que é isso? de Dança que satisfaz mais as nossas inquietações e a todos os pensamentos que emergiram em 2010. Trabalhamos, em 2011, a invisibilidade midiática que tinha a ver também com a formação dos artistas, divulgação e produção dos trabalhos artísticos. Agora queremos insistir pensando sobre a inacessibilidade, tanto cultural, quanto política, social, arquitetônica… sabemos que o tema é batido, nenhuma novidade, mas insistimos nisso justamente por ser um tema que todos acham que já se fala demais. Será? E apesar de tanto falatório o que muda realmente, o que efetivamente aconteceu desde que a acessibilidade entrou na pauta como um dos principais assuntos do nosso tempo?

Isso faz sentido? Interessa insistir no assunto? Vamos construir juntos?

foto da apresentação Pequetitas coisas entre nós mesmos (Grupo X de Improvisação em Dança)

Resultado Edital Quarta que Dança 2012

Publicado: 10 de maio de 2012 em Sem categoria

Confiram os aprovados no edital 002/2012 – Quarta que Dança, da FUNCEB, segundo a Portaria Nº 130/2012, de 09 de maio de 2012, publicada hoje no Diário Oficial da Bahia:

Categoria 01 – Espetáculos de Dança

– “Os Filhos dos Contos”, de Gilmar Silva Santos (Itacaré)
– “Instante Dilatado”, de Marcley Oliveira da Silva (Salvador)
– “Xou”, de Vanessa Mello de Paiva Reis (Salvador)
– “Odete, traga meus mortos”, de Carlos Eduardo Oliveira do Carmo (Salvador)
– “Brincadeira de Criança”, de Carine Nascimento de Andrade (Salvador)
– “De dentro”, de Cristiano José de Santana Santos (Juazeiro)
– “Indo para trás, avançar”, de Eduardo Augusto Rosa Santana (Salvador)

Categoria 02 – Intervenções Urbanas de Dança

– “Colapso”, de Ariana Andrade dos Santos (Salvador)
– “Maçaroca – investigações gambiárricas”, de Paula Beatriz Carneiro da Silva Dias (Salvador)

Categoria 03 – Dança de Rua

– “Das Ruas para Ruas”, de Luis Augusto França de Santana (Salvador)
– “Síntese”, de Gisele Oliveira Assis Novaes (Vitória da Conquista)

Categoria 04 – Trabalhos de Dança em Processo de Criação

– “Danço Som”, de Juana Machado Navarro (Salvador)
– “Pé no Chão?!”, de Inah Irenam Oliveira da Silva (Salvador)
– “Dança das Palavras”, de Jean Ferreira Souza (Candeias)
– “Errática”, de Patricia Garcia Leal (Salvador)

http://dovirtual.ba.gov.br/egba/reader2/

Inscrições prorrogadas para o Catálogo Virtual de Dança

Edição Bahia 2012

 

Foi prorrogado por mais duas semanas o prazo de inscrições para o Catálogo Virtual de Dança – Edição Bahia! A nova iniciativa da Plataforma Internacional de Dança – PID surge com o objetivo de dar visibilidade para a dança profissional produzida no estado, a partir de um site que servirá como registro e fonte de informação sobre o fazer da dança na Bahia.

Devido a problemas identificados no ato da inscrição por alguns artistas, a produção do projeto decidiu estender as inscrições até o dia 21 de maio de 2012, que devem ser feitas através do site www.catalogovirtualba.com.br. O projeto engloba projetos de produções artísticas, propostas de formação, eventos e projetos sociais.

Serão contemplados 50 produtos dos diferentes formatos e como produto final será produzida uma versão em CD-ROM, que será encaminhada diretamente a produtores, curadores, gestores e promotores culturais de todo o mundo.

Para maiores dúvidas ou informações entrar em contato através do email pidbahia@gmail.com.

Deficiência em Cena

Publicado: 4 de maio de 2012 em Sem categoria

Lançamento do livro escrito por Carolina Teixeira, dia 09/05, em Salvador

Carolina Teixeira é uma grande parceira do Encontro O que é isso? de Dança, tendo participado das duas edições do evento, contribuindo com seu pensamento, seu olhar, sua pesquisa sobre o corpo com deficiência na cena  da Dança Contamporânea. Seu livro é fundamental para quem tem interesse pelo assunto.

Lançamento do livro Deficiência em Cena, escrito por Carolina Teixeira

Dia 09 de Maio (quarta-feira)

Local: Ciranda Café, Cultura e Artes

Horário: 19h

Rua Fonte do Boi, 131, Rio Vermelho, Salvador

Informações; 3012-3963

*clique na imagem para ampliá-la

O que será em 2012?

Publicado: 3 de maio de 2012 em Sem categoria

O Grupo X de Improvisacao em Dança e a equipe organizadora do Encontro O que é isso? de Dança já começaram a pensar num novo formato para o evento, possíveis convidados e também no melhor período para sua realização.

Desde o início queríamos uma comunicação mais efetiva e diálogos mais consistentes com toda a comunidade e não fechados no círculo da inclusão/acessibilidade. Como despertar o interesse numa camada maior de público? Como trazer produtores para discutirem conosco sobre projetos culturais? Os gestores? Políticos? Artistas? Estudantes?

Nosso Encontro surgiu com uma interrogação e a cada ano as dúvidas aumentam.

Muitas perguntas. Difíceis respostas?

Gostaríamos de pedir aos colaboradores, amigos ou interessados que nos enviem material de divulgação (flyer virtual, release e link do site) de seus eventos, encontros, palestras, oficinas e espetáculos para publicarmos aqui no blog. Se tiverem interesse também podem enviar textos que suscitem reflexões e discussões acerca da Dança.

email: grupoxdeimprovisacao@gmail.com

Até o dia 07 de Maio, os profissionais de dança baianos poderão se inscrever no projeto Catálogo Virtual de Dança – Edição Bahia e participar de uma oportunidade de divulgação dos seus trabalhos.

A nova iniciativa da Plataforma Internacional de Dança – PID surge com o objetivo de dar visibilidade para a dança profissional produzida no estado, e configura-se como um site que poderá ser acessado amplamente, pelo público nacional e internacional, com versões em português e espanhol, servindo como registro e fonte de informação sobre o fazer da dança na Bahia.

As inscrições vão até 07 de maio de 2012 e devem ser feitas através do site www.catalogovirtualba.com.br. O projeto engloba projetos de produções artísticas, propostas de formação, eventos e projetos sociais.

Serão contemplados 50 produtos dos diferentes formatos e como produto final será produzida uma versão em CD-ROM, que será encaminhada diretamente a produtores, curadores, gestores e promotores culturais de todo o mundo.

Para maiores dúvidas ou informações entrar em contato através do email pidbahia@gmail.com.

Image